Como vender mais: reduza as opções disponíveis

a_arte_da_escolhaQuando precisamos fazer uma escolha (seja ao pedir um prato no restaurante, ou comprar um carro novo), em geral preferimos que nos apresentem várias opções, ao invés de algumas poucas. O senso comum nos diria então que uma empresa que oferece uma ampla gama de opções aos clientes leva vantagem sobre um concorrente com meia dúzia de variações. Bem, nem sempre. Conhece a famosa experiência das geleias?

Continue lendo

Atraindo cliques através das imagens: pessoas sorridentes

pessoas-sorridentesQuer saber como atrair a atenção dos visitantes com banners na sua loja virtual? Segundo economistas de Harvard, a resposta é: use pessoas sorrindo. Em um estudo feito pelos economistas Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir, foram oferecidos empréstimos de um banco da África do Sul a mais de 50 mil pessoas, e mostrou-se que a simples adição de uma foto com uma pessoa sorrindo às propostas aumentou muito a adesão ao contrato de empréstimo. E a variação foi maior do que quando as propostas foram alteradas para exibir mais ou menos informações.
Continue lendo

Como escolher o layout ideal para sua loja virtual: comece pelas cores

colored-pencilsDiversos estudos já atestaram a importância que damos às cores durante uma interação qualquer. E não se trata apenas de gosto pessoal.

Em um estudo de 2006, publicado no Journal of Sensory Studies, pesquisadores serviram xícaras de chocolate quente para 57 pessoas. Em média, os participantes relataram que o chocolate quente servido na xícara de cor “marrom” era mais saboroso, mais doce, e tinha um aroma melhor, em relação ao que foi servidor nas xícaras de cor “vermelho”, “laranja” e “branco”. Claro que a bebida servida aos participantes era sempre a mesma, independente da cor da xícara.
Continue lendo

O cenário para o e-commerce no Brasil nunca foi tão favorável

O cenário para o e-commerce no Brasil nunca foi tão favorável. Essa máxima vem sendo repetida há anos, sem nunca deixar de ser verdade. E apesar do grande crescimento experimentado ultimamente, todos os indicadores apontam que isso é apenas a ponta do iceberg. O e-commerce no Brasil ainda vai dar muito lucro para quem quiser (e souber) se aproveitar dele.
Continue lendo